Abrir lotérica exige ganhar licitação pública


Se acertar na loteria parece algo inatingível para o apostador comum, aquele que arrisca a sorte uma vez por semana, há quem consiga uma boa lucratividade com o jogo arriscando a sorte de outra maneira: a disputa de uma licitação pública.
O sistema hoje é feito por meio de franquias, ao contrário do que acontecia nos anos 70, quando o empresário obtinha o direito de explorar o jogo por meio de concessões públicas.
A decisão pela abertura de novas casas lotéricas passa antes pelo estudo da Caixa, que realiza periodicamente uma análise da rede lotérica existente. Viabilizada a abertura, os interessados são convocados para disputar as vagas existentes.
O resultado é obtido pela análise de propostas técnicas, levando-se em conta itens como ponto escolhido, atuação comercial e nível de escolaridade do empreendedor.
E o filão a ser explorado vai bem além do jogo. Hoje, estima-se que das contas de água, luz e telefone, cerca de 50% seja pago nas casas lotéricas.
O investimento para se montar o estabelecimento, que obviamente varia de acordo com a estrutura do empreendimento, não sai por menos de R$ 30 mil. Esse investimento envolve a estrutura física, além de tarifa de permissão, padronização e demais despesas referentes à instalação
A Caixa presta toda a assessoria e orientação ao interessado, que inclui equipamentos de informática, equipamentos de segurança, material de expediente e imobiliário.
Assim como qualquer outro negócio, a lucratividade não é garantida e depende acima de tudo de uma boa estragégia de divulgação, da quantidade de jogos realizados, e dos serviços prestados.
Outra maneira de obter a concessão do serviço é através da transferência do direito de exploração de algum empresário já estabelecido no ramo, ou seja, a compra do negócio. Nesses casos, ainda há necessidade de autorização da Caixa, com o pagamento de uma Taxa de Transferência.

Segurança
Antes muito visadas por assaltantes, hoje as casas lotéricas adotam medidas próprias de segurança, impostas por cláusulas de seguro.
A determinação é de que, por dia, devem ser feitos pelo menos dois depósitos bancários do dinheiro arrecadado. Também é determinado que não se mantenha em caixa caixa mais de R$ 1 mil. As lotéricas têm ainda cofres do tipo "boca de lobo", com equipamento abertura específico.


09/12/2004

Fonte: Invertia

 

Avisos Licitações

18/05/2024

Emdurb abre licitação para locação de veículos após incêndio criminoso

A Empresa Municipal de Mobilidade Urbana (Emdurb) ...

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita